quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

OS ANOS 40 DE RACHEL JARDIM


A obra “Os anos 40 a ficção e o real de uma época” mostra o desenvolvimento de uma personagem a partir da reminiscência dos lugares e das pessoas que fizeram parte da sua vida. O tom narrativo é bem leve e fluido. Não existe aqui nenhum dos elementos que caracterizam negativamente a literatura brasileira para o publico mais geral como expressões regionalistas ou rebuscamento narrativo prolixo.
É um texto que remete o leitor ao seu próprio passado é e pouco provável que este não se identifique com algumas situações do enredo. A protagonista possui uma maturidade cativante que diminui com o passar do tempo. Ela é muito mais interessante nos momentos iniciais nos quais se descobre e apresenta ao leitor, de forma corajosa, alguns aspectos do seu mundo interior.
Em alguns momentos o numero excessivo de descrições de alguns personagens deixa a narrativa um pouco arrastada, mas nada que comprometa a conclusão da leitura. É uma obra surpreendentemente simples e ao mesmo tempo complexa dentro daquilo que ela se dispõe a fazer: uma mulher adulta tentando descrever de forma madura as inconstâncias da mente de uma garota vivendo em plena década de 40. Isso requer muita competência narrativa, pois em nenhum momento o autor pode deixar transparecer a sensação de uma lembrança fabricada ou romantizada.
Aqui surgem alguns problemas no enredo uma vez que o formalismo da linguagem não deixa transparecer a menina por trás dela. São poucos os momentos em que fica a sensação de que uma pré-adolescente esta falando, mas nos momentos em que a autora consegue incorporar a expressão sentimental de uma garota ela o faz de forma absurdamente competente. Ela realmente nos convence de que a criança que fomos um dia permanece viva dentro daquilo que somos hoje.
Acrescente-se a isto criticas ao movimento modernista, descrições geográficas de cidades como Juiz de Fora, Belo Horizonte e Rio de Janeiro acompanhadas de reflexões sobre as impressões deixadas por essas cidades em momentos de abruptas mudanças e de novas consolidações pessoais. Rachel Jardim presenteia o leitor com uma obra onde o presente busca no passado uma explicação para os rumos tomados: “Nunca soube ao certo se era um ser extremamente frágil ou extremamente forte. Até hoje não sei”.
AUTOR
TIAGO R.CARVALHO
OS ANOS 40 A FICÇÃO E O REAL DE UMA ÉPOCA
Autora: Rachel Jardim
Editora: Jose Olympio
189 paginas

Um comentário:

  1. Excelente resenha. " Os anos 40": um clássico de nossas Letras. Texto enxuto, que flui leve, mas é perturbador.

    ResponderExcluir

Seguidores