sábado, 2 de dezembro de 2017

SANGUE E LAMA


Eis que temos um excelente livro para aqueles que buscam iniciar os estudos sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A obra do historiador Martin Gilbert é um gigantesco panorama de um dos mais terríveis conflitos da historia humana. Um texto amplo, robusto e fácil de ser compreendido até mesmo para os que possuem pouca familiaridade com temas militares. Gilbert tem uma ótima didática ao apresentar os eventos que deflagraram o confronto.
O texto é dividido em 29 capítulos, mas para avaliar a obra de forma geral eu convenientemente o dividi em três partes. Na primeira a obra explora o contexto político e cria uma tensão narrativa que deixa o texto fluido e agradável.
Na segunda parte o texto perde um pouco do ritmo e do carisma inicial. Isto porque a obra trata da guerra de forma geral e como resultado muitos momentos ficaram superficiais e confusos. A guerra na frente ocidental é tratada de forma simultânea aos combates na frente oriental de forma que a narrativa funciona como um pêndulo. Para alguns isso pode significar uma leitura confusa, para outros em uma narrativa dinâmica. Pessoalmente eu gostei bastante do método.
Os momentos mais intensos do texto são as batalhas mais clássicas da primeira grande guerra: a batalha do rio Marne, Ypres – onde foi utilizado pela primeira vez o gás venenoso -, a violenta ofensiva do Somme e as sangrentas batalhas de Verdun e Galipolli.
Um dos aspectos mais positivos dessa obra é a forma como os principais personagens do século XX são apresentados. Nomes como Churchill, Hitler, Mussolini, Lenin, Patton, Roosevelt, Truman, Romel, Zukov, o filosofo Wittgenstein e até mesmo Albert Einstein aparecem aos poucos no texto, sempre acompanhando o rumo dos acontecimentos. É interessante ver como essas figuras foram moldadas pelo contexto da guerra.
Martin Gilbert tem o mérito de abordar não apenas os temas militares, mas também os mitos que cercam o conflito, algo que na maioria dos casos é ignorado pela maioria dos historiadores. Um exemplo é a famosa aparição dos “anjos” – figuras brancas e altas – que supostamente foram avistadas pelos soldados nos campos de batalha próximos a cidade de Mons. É evidente que o autor tratou o assunto de forma estritamente racionalista, atribuindo essa visão ao cansaço dos combatentes, mas o simples fato de o evento ter sido mencionado já é por si apenas algo positivo.
O único ponto negativo da obra é a edição: o caderno de fotos foi impresso em papel comum, as fotos são poucas e de qualidade razoável. A tradução possui alguns erros é a capa ficou com aspecto de “documentário”. A editora Casa da Palavra poderia ter caprichado um pouco mais em seu projeto gráfico, pois a obra foi lançada no Brasil com uma preço expressivo, para dizer o mínimo.
A terceira é ultima parte do livro é excelente. Mostra a violenta ofensiva final dos esgotados exércitos do Kaiser e explora os desdobramentos do termino do conflito, principalmente na Alemanha onde o Tratado de Versalhes foi visto como o prenúncio de uma futura guerra... Infelizmente não estavam errados.
AUTOR
TIAGO R.CARVALHO
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Autor: Martin Gilbert
832 páginas
Editora: Casa da Palavra;
Edição: 1ª (7 de agosto de 2017)
Idioma: Português

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores