quarta-feira, 12 de outubro de 2016

TECNOLOGIA: CIMENTO DA ÉTICA?


Somente em retrospecto é possível avaliar o grau de influência de um determinado fato social dentro do seu contexto de atuação. A sociologia surge, portanto, como uma forma mais elevada de estudo, eu diria genealógico, dos núcleos de valores éticos coletivamente aceitos. Se nos propusermos um resgate dos fundamentos metafísicos que preenchem os valores éticos da atualidade veremos que a imagem do progresso tecnológico como fundador da moral coletiva é incorreta. O progresso tecnológico não determinou as regras de conduta social ela apenas expôs os benefícios dessa conduta dentro de uma sociedade altamente industrializada.
Um dos valores éticos mais valorizados é o do individuo esforçado e trabalhador. Encarado desta forma é fácil se deixar levar pela conclusão de que a linha de montagem - introduzida nas indústrias no final do século XX sob os símbolos do Fordismo e do Taylorismo - criou o conceito moral de trabalhador. O que esse método criou foram exemplos do conceito, mas não o conceito em si. Indivíduos que abraçassem essa ética trabalhariam mais, produziriam mais e, ao menos em teoria, seriam mais beneficiados.
O que se observa na grande maioria da população é que os valores ligados ao trabalho possuem uma base religiosa, nos que possuem alguma forma de crença no sobrenatural, e uma base psicológica, entre os desprovidos de qualquer crença. Para os mais religiosos o trabalho possui valor porque é através dele que se fundamenta a idéia de existência posterior, ou seja, somente através do trabalho o homem agrada a Deus e conquista seu lugar no paraíso.
Para os ateus o valor do trabalho se origina na idéia de superação, isto é, numa forma discreta de satisfazer seu próprio ego através da determinação de um objetivo e da sua posterior conquista. Alguns preferem ver nisto um mecanismo inconsciente de controle cujo objetivo seria preencher o vazio deixado pela ausência da fé. Mas quando se trata da mecânica da mente não parece haver motivos para buscar a lógica em meio ao fluxo inconsciente de idéias. Para o ateu a idéia do imprevisível, do indeterminado é muito perene. Essa proximidade constante da duvida cria uma tensão que oprime e sufoca o individuo. A realidade sempre se manifesta entre o individuo e os seus desejos, e a forma mais satisfatória de contornar essa realidade é fortalecendo o ego diante dela.
Fortalecer o ego significa superar a própria idéia de insignificância, criar a ilusão de que nenhum objetivo está aquém do seu esforço, de que todos os aspectos da sua vida podem ser moldados segundo a sua vontade. De alguma forma esses valores podem parecer vazios, é de fato o são, mas não deixa de ser interessante observar como o vazio é capaz de funcionar perfeitamente como elemento motivador.
O progresso tecnológico é quase sempre condicionado ao progresso da ciência. No entanto, a ciência ligada à indústria consiste numa valorização da ciência com valor pratico e não a ciência verdadeira, ou seja, aquela cujo objetivo é compreender os mecanismos da natureza. Para o industrial de nada vale compreender que a matéria se constitui de átomos se essa descoberta não direcionasse a alguma forma de ganho financeiro. Para o industrial a ciência não possui um fim em si mesma, ela é apenas um degrau para a dominação da natureza e transformação de seus elementos em recursos.
Diante de um evento trágico poderíamos dizer que a tecnologia age no sentido oposto aos valores morais. Diante de uma cena como uma mulher sendo agredida muitos diriam que o celular poderia contribuir com os valores éticos, pois seria a forma mais rápida de se invocar a força policial. Na pratica a realidade é bem outra! Adepto do papel de espectador é bem mais provável que diante de tal cena o celular seja utilizado para registrar o fato que posteriormente seria propagado pelas redes sociais com o irônico titulo: “Violência contra a mulher! Até quando continuaremos indiferentes diante desta realidade?”.
AUTOR
TIAGO RODRIGUES CARVALHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores