quarta-feira, 13 de julho de 2016

INTERPRETAÇÃO DA MUSICA “I STARTED A JOKE” – BEE GEES


I started a joke
Which started the whole world crying
But I didn't see
That the joke was on me
I started to cry
Which started the whole world laughing
Oh, if I'd only seen
That the joke was on me
I looked at the skies
Running my hands over my eyes
And I fell out of bed
Hurting my head from things that I'd said
'Till I finally died
Which started the whole world living
Oh, if I'd only seen that the joke was on me
A canção “I Started a Joke”("Eu comecei uma piada") é um dos maiores sucessos do Bee Gees. Lançada como Single em 1968 a letra possui um forte traço reflexivo. A própria melodia que preenche a canção possui um ritmo que acompanha o forte sentimentalismo do vocal. Interpretações diversas já foram feitas de seus versos, mas gosto de interpretar essa canção como uma espécie de lamento, uma desolação sentimental diante da estupidez e do conservadorismo humano, traços marcantes de nossa sociedade.
Eu comecei uma piada
Que fez o mundo inteiro chorar
Mas eu não vi
Que a piada era eu
Nesta primeira parte o individuo toma consciência da realidade. Ele chama de piada porque era engraçado como ninguém ainda não havia enxergado aquilo. Era tão obvio, embora muito pouco lógico e improvável, mesmo assim era obvio. Mas aquela era uma verdade negra, nebulosa, difícil de aceitar. Uma vez exposta causaria sofrimento, medo, incerteza, exporia um aspecto da vida que destrói os sonhos por meio da idéia de destino. O que a voz marcada pelos versos não parecia compreender e que para a maioria das pessoas a sua revelação seria motivo de riso, chacota, pois seria infinitamente mais conveniente e fácil enxergar no meio da multidão um louco ao invés de um gênio.
Eu comecei a chorar
O que fez o mundo inteiro rir
Ah, se eu apenas tivesse visto
Que a piada era eu
Seu desespero crescia à medida que era massacrado pela opinião dos demais. Riam de suas palavras e ele sofria por compreender que sabia mais do que os outros e isso trazia para si próprio a necessidade de uma atitude! Mas onde encontrar forças para seguir apresentando sua verdade?
Eu olhei para o céu
Passando as mãos sobre os meus olhos
E eu caí da cama
Machucando a cabeça com as coisas que eu disse
Aparentemente ele busca nas supostas divindades algo que lhe sirva de amparo. Recorre aos céus na busca por um raio de luz que ilumine a ignorância dos demais. Mas a ajuda não vem e aos poucos ele se convence de que tudo não passou de um sonho. Sua racionalidade começa a ser questionada, não pelos outros, mas por si próprio. A loucura da realidade de alguém que sufoca sua voz interior em nome do senso comum acaba por levá-lo ao delírio. Sua mente havia sido machucada...a ignorância humana parecia não ter cura.
Até que eu finalmente morri
O que fez o mundo inteiro viver
Ah, se eu apenas tivesse visto que a piada era eu
Após a sua morte, após a morte daquilo que ele tanto tentou mostrar, o mundo segue vivendo como se ele nunca ouves se existido. Talvez em algum momento, em um ligeiro lapso, alguém se lembre de sua vida e diga: sim, de fato alguém já tentou trilhas as raias desse caminho, mas não era um sujeito serio... ele apenas contava piadas.
AUTOR
TIAGO RODRIGUES CARVALHO

26 comentários:

  1. parabéns, bela interpretação da letra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A todos que gostaram da interpretação gostaria de anunciar que tenho uma pagina onde escrevo pensamentos, textos críticos e interpretações de musicas. Vou deixar o link para quem quiser acessar:

      https://meujeitodiantedosilencio.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Foi profundo..eu até pensei que ele era o mentor de tudo!

      Excluir
    3. Gostei da interpretação que você fez. Parabéns!

      Excluir
    4. Importante questionar a vida. Nem tudo que a maioria faz tem sentido para mim. Parecem cegas a realidade da vida, ao que realmente é importante.

      Excluir
  2. Grato pela bela interpretação. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A todos que gostaram da interpretação gostaria de anunciar que tenho uma pagina onde escrevo pensamentos, textos críticos e interpretações de musicas. Vou deixar o link para quem quiser acessar:

      https://meujeitodiantedosilencio.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. PARABÉNS PELA INTERPRETAÇÃO,ALGUMAS PESSOAS DIZEM QUE ISSO É SE REFERINDO A JESUS CRISTO,MAS DIGO QUE NÃO PORQUE ROBIN GIBB COMO OS OUTROS BEE GEES ERAM MUITOS CATÓLICOS.MINHA MÚSICA PREFERIDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A todos que gostaram da interpretação gostaria de anunciar que tenho uma pagina onde escrevo pensamentos, textos críticos e interpretações de musicas. Vou deixar o link para quem quiser acessar:

      https://meujeitodiantedosilencio.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. Olha eu busquei ajuda para entender esse perola de musica, pois era para incomprensivel toda essa sensibilidade que voce me ajudou muito a esclarecer .
    claro é tudo muito filosofico que até para ajudar um leigo a enteder é dificil fazer um tutorial . obrigado.me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  5. TEM PASSAGENS MUITO PARECIDAS COM A VIDA DE JESUS, QUE MUITOS O CRITICARAM , COLOCANDO DESCRÉDITO EM SUAS VERDADES,RINDO DE SUAS AFIRMAÇÕES TÃO ÓBVIAS, ATÉ QUE POR FIM MORRE PARA QUE A HUMANIDADE VIVA...APESAR DE QUE PARA MUITOS INCRÉDULOS ELE NÃO PASSOU DE PIADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente Interpretação. Eu fiz a mesma interpretação.

      Excluir
  6. Não concordo com a interpretação de que seja: "uma desolação sentimental diante da estupidez e do CONSERVADORISMO humano, traços marcantes de nossa sociedade" pois, ao contrário, do que é ser CONSERVADORISTA (que é CONSERVAR O QUE É BOM) a canção mostra a realidade de alguém que prega a narrativa "revolucionária" comunista e socialista, que não passam de uma PIADA. Tanto é que, no fim, quando a narrativa, a idéia OU piada FINALMENTE MORRE, faz o "mundo inteiro viver" ou no trecho anterior quando chora, faz "o mundo inteiro sorrir" e, no fim ainda completa:
    "Ah, se eu apenas tivesse visto que a piada era eu".

    Ou seja, a letra é clara ao dizer que: finalmente A MORTE dessa PIADA, dessa "coisa" dessa "idéia" dessa "narrativa" nesfasta e ilógica, fez, ou melhor, fará, o mundo viver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Exemplo de fanatismo politico idiota que tem destruido este país.

      Excluir
    3. Exemplo de fanatismo político idiota é o comentário que diz a canção mostra a narrativa comunista e socialista que não passam de uma piada.
      Puro delírio de um conservador mal informado, pois o Bee Gees nunca fizeram músicas engajadas politicamente.
      Mas vc preferiu remover meu comentário e deixar o comentário descontextualizado e delirante acima.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Me desculpa, eu fui observar melhor e conclui que eu mesmo exclui o comentário.
      Eu pensei que foi vc.
      Vc apagou o seu comentário me xingando de idiota, mas eu te perdoo, eu te acusei indevidamente.
      É a vida que segue, vamos esquecer o mal entendido.
      A sua interpretação da música é muito boa.

      Excluir
  7. Eu acredito que pessoas que sofrem Bullying, se sentem dessa forma. O humor nojento de pessoas que se sentem superiores, causam muitos danos, transformando essas pessoas, em suas eternas piadas. E a cada dia que se passa, matam mais os sonhos delas, roubando suas energias e vivendo cada vez mais fortes nesse mundo obscuro que se alastra.

    ResponderExcluir
  8. Para mim essa música fala de uma pessoa alcoolatra que passou a vida fazendo álbuns rirem e outras chorando.ele sempre achou que divertia as pessoas, até que chega ao fundo do poço. Então ele procura Deus ,que traz luz a sua vida e ele entendi que tudo era sobre ele.E muito triste .

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da interpretação, embora penso que o narrador da reflexão seja mesmo Jesus, do ponto de vista do autor, claro, os nessa época, final dos anos 60 e 70, era comum trabalhos artísticos, principalmente na música,ironizando o cristianismo, até então incontestáveis, tirando a divindade dos acontecimentos, como em "Meu bom José" (Rita Lee).

    Mas, concordo com sua visão e análise, pois, muitos, ao longo da história, passaram por essa mesma experiência, de querer levar aí mundo algo extremamente importante e ninguém valorizar, seja na filosofia, na ciência, na arte, enfim...

    Só vejo de forma um pouco diferente, com todo respeito, a última estrofe, que é a que mais leva a Jesus, "... Morri, o que fez o mundo inteiro viver", uma verdade do cristianismo, "Ele morreu para dar vida ao mundo". Porém, nesse texto, isso seria contraditório, já que no início diz que sua missão era uma piada.

    Contudo, se afastarmos do Messias bíblico, eu diria que, "...o mundo inteiro viver" depois de sua morte, poderia ser o reconhecimento do trabalho após a morte do indivíduo, como já aconteceu com tantos. Quer dizer, ninguém acreditava em mim, no meu trabalho, no que eu expunha, mas, depois que eu morri, com outros apresentando, td mundo creu e usufruiu do que eu fiz. A piada era eu.

    O que nos leva de volta a Cristo, pois, seu evangélio só ganhou notoriedade e e importância quando, décadas depois de sua crucificação, Paulo de Tarso, dentre outros, escreveram e espalharam seus ensinamentos, até o Império Romano, séculos depois, adotar como religião oficial e o mundo todo crer que, por sua morte e ressurreição poderemos viver ternamente.

    Parabéns, vou segui-lo, sim, para ver outros trabalhos.

    ResponderExcluir

Seguidores