sábado, 23 de setembro de 2017

EVA BRAUN: UMA BIOGRAFIA MINIMALISTA


Essa é uma biografia de Eva Braun cujo nome que menos aparece em suas paginas é o da própria Eva Braun. Lançada pela Companhia das Letras a obra “Eva Braun a vida com Hitler”, da historiadora alemã Heike B. Gortemaker, tenta desconstruir a imagem de uma mulher apagada vivendo a sombra de Adolf Hitler. O fato é que o livro não cumpre o que ele promete.
A narrativa é focada sobre o circulo de pessoas que tinha um contato mais intimo com Hitler, no entanto, a própria Eva Braun aparece muito pouco. Talvez a ausência de material sobre o passado da família Braun tenha determinado a construção de um texto mais superficial onde a biografada se constrói por meio do ambiente social em que ela se insere. O problema é que essa abordagem cria uma figura que emerge a sombra de outras pessoas e isso, ao meu ver, contraria a proposta do texto.
O que falta aqui é intimidade entre a autora e a biografada. Heike B. Gortemaker não conseguiu romper a dimensão social de Eva Braun e entrar em um terreno mais intimo que naturalmente é o que se espera de uma biografia.
Apesar de suas falhas a obra possui também seus méritos. O maior deles talvez seja a elegância elucidativa das palavras com as quais a autora fez um breve resumo da ascensão do regime nazista em algumas regiões da Alemanha, como na Baviera. O texto é também um ótimo apanhado sobre as pessoas que conviviam diariamente com Hitler no Berghof – sua casa de campo nas montanhas.
Embora não funcione como uma biografia tradicional a autora deve ter seus méritos reconhecidos por buscar uma diferente base de relacionamento entre o leitor e a obra. Se por um lado a obra peca devido a falta de profundidade por outro ela acerta por não entrar no campo especulativo ou recorre a dados biográficos extensos que quando não são bem trabalhados se tornam cansativos.
Como uma biografia a obra definitivamente não funciona. Como um retrato do staff de Hitler o texto se mostra mais competente. Esse é um dos casos raros em que o subtítulo da obra está mais próximo daquilo que ela se dispõe a ser: um retrato de como era a vida com Hitler.
AUTOR
TIAGO R.CARVALHO
Título original: EVA BRAUN - LEBEN MIT HITLER
Autora:Heike B. Görtemaker
Páginas: 408
Acabamento: Brochura
Selo: Companhia das Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores